terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saudades de Bueno Brandão

Y.M.!!! Sds.

Já tem algum tempo, que não mais fui para Bueno Brandão. Terra Mineira, fértil solo que faz parte das terras onde meus pais surgiram, ela de Belo Horizonte e ele de São João Del Rey, onde o povo se faz primoroso, onde a comida é generosa, onde as pessoas locais, parece que vieram de outro mundo e são nossos irmãos.
A pacata cidade, com seus poucos milhares de habitantes, se for isso mesmo o número de seus filhos, está encravada em uma das tantas serras que fazem parte desse bucólico Estado, de muitas histórias, de muitos heróis, de muito verde, de "n" cachoeiras e de tudo o mais que sempre se tem e se consegue ter em recantos como esse.
Tenho saudades de uma família específica de lá, uma família especial, do patriarca que carrega o nome de Zé Roberto, de sua esposa e de seus filhos. Eles moram em um maravilhosos e santo pedaço de terra, abençoado por Deus, vivendo da criação de gado (algumas cabeças que nos honram com um queijo caseiro), porcos (que nos dão o prazer de provar a pururuca), uma horta (que nos abastece com a riqueza das saladas sem agrotóxicos), da pura água mineira, e do encanto de ter o convívio com quem sabe lidar com a singeleza do campo.
Esta mesma família que tanto gosto, nos honra também com a destreza de cuidar de um pequeno parreiral, com o qual produzem uvas de excelente qualidade, e que após todo o preparo básico, nos brinca com um vinho que poucos teriam a coragem de criticar, até mesmo os mais exigentes estudiosos em enologia, ou tantos sommelies (se for assim que se escreve).
Ainda se não bastasse, dalí daquela província, ainda surge uma cachaçinha muito especial, produzida artesanalmente do fruto da guabiroba, que dá um plus a mais, para manter a fama de que as boas e melhores cachaças são originárias das terras Mineiras.
Se já não bastasse somente isso, o lugar ainda nos priveligia com inúmeras cachoeiras (30 delas cadastradas como pontos turísticos do Município), que fazem parte do chamado circuíto das águas de Minas Gerais.
Fica ao Sul do descrito Estado, seguindo pela Rodovia Fernão Dias, após passar por Bragança Paulista, um pouco a frente, na Cidade de Socorro ainda em São Paulo, e após passar pela rotatória que dá acesso a este último Município citado de nosso Estado, mais 21 Kms e você estará adentrando neste outro pequeno paraíso.
É instigante que para quem vai pela primeira vez, e começa a subir a serra de acesso àquela Cidade, não se tem a idéia de que ela está a 1500 metros de altura, segundo informações oferecidas pelos locais, outra coisa, é a quantidade de placas indicatórias para a Cidade (Bueno Brandão...Bueno Brandão...Bueno Brandão...etc...etc...etc...) que nos leva a pensar que ela está alí, na próxima curva, mas ainda restam alguns quilômetros para se chegar (coisa típica de mineiro).
Para aqueles que estão com a corda toda, ainda a Cidade ofereçe uma boa quantia de opções de esportes radicais, como caminhadas por trilhas diferenciadas, rapel, arvorismo, algumas opções para motocross, montain bike, enfim...uma boa quantidade de opções.
Particularmente eu gosto de acampar, não sei até quando, pois a idade começa a dizer que devo parar, mas lá existem também várias opções de chalés, pousadas e hotéis, para os mais diferenciados tipos de pessoas e bolsos.
Todos convivem bem, por que o local não nos dá tempo de ficar olhando para essas picuinhas típicas de quem é urbano.
Recordo-me de algumas das cachoeiras que fui, onde todas apresentam uma condição ímpar, cada uma com seu atrativo, com possibilidades de acampar, de somente passear, algumas com somente a chance de banho em suas águas e aproveitamento do sol, outras com uma agradável caminhada por bosques ainda remanescentes de suas origens.
Não tenho fotos do local, mas indicarei o site oficial da Cidade para que, aqueles que se interessam por natureza e por preservá-la, para lá um dia e na oportunidade certa, se dirijam e vejam que não estou a falar nada de menos do que presenciei.
É uma dica que ofereço para as pessoas que tem bom gosto e querem curtir efetivamente a vida no campo.
Alguns de meus presidenciáveis amigos, elencados no meu rol da "Povalha" já estiveram por lá, e inclusive tem até histórias interessantes que se transformaram em contos dos locais, como por exemplo uma passagem de nosso amigo Peninha, que deu o que falar quando acampou uma certa vez, lá no Zé Roberto, conhecido também como o Sítio do Vinho, história essa que somente será e poderá ser contada por quem é do local, consequentemente pelo próprio Zé Roberto.
Daí um motivo muito interessante para que os interessados para lá se dirijam e questionem a respeito de tal história.
Eu mesmo tenho que ir lá, pois dizem que já entrei para a história também, por causa de um bezerrinho que não tinha muitas chances de vida, e acabei.........deixa pra lá, fica também a história para que eu saiba como está a minha parte nesses contos do campo, posto que ela aconteceu mas deste esse momento fiquei impossibilitado de lá retornar.
Saudades.........muitas saudades.........de Bueno Brandão.
O endereço do site é:

http://www.buenobrandao.com.br/

Boa Viagem.

Y.M.!!! Abs.

3 comentários:

Noslen ed azuos disse...

E ai grande Desbúruru...deu saudades do vinho e cachoeira, do Zé Roberto e do céu cheinho de estrelas, deu saudades, boas saudades.

Abração
ns

Desbúruru disse...

Y.M.!!! Sds.

É Irmão.

Deu Saudades...

Muitas Saudades...

Precisamos ir para lá..

Só para nos refestelar com tudo aquilo.

Y.M.!!! Abs.

BIA disse...

Também posso ir?

Nunca tomei banho de cachoeira...


Quem sabe se um dia poderemos pensar num intercâmbio cultural!


Digo isto, convicta de que os amigos dos meus amigos, meus amigos são... como já por aqui manifestei antes!

Abraço terno


BIA