terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saudades de Bueno Brandão

Y.M.!!! Sds.

Já tem algum tempo, que não mais fui para Bueno Brandão. Terra Mineira, fértil solo que faz parte das terras onde meus pais surgiram, ela de Belo Horizonte e ele de São João Del Rey, onde o povo se faz primoroso, onde a comida é generosa, onde as pessoas locais, parece que vieram de outro mundo e são nossos irmãos.
A pacata cidade, com seus poucos milhares de habitantes, se for isso mesmo o número de seus filhos, está encravada em uma das tantas serras que fazem parte desse bucólico Estado, de muitas histórias, de muitos heróis, de muito verde, de "n" cachoeiras e de tudo o mais que sempre se tem e se consegue ter em recantos como esse.
Tenho saudades de uma família específica de lá, uma família especial, do patriarca que carrega o nome de Zé Roberto, de sua esposa e de seus filhos. Eles moram em um maravilhosos e santo pedaço de terra, abençoado por Deus, vivendo da criação de gado (algumas cabeças que nos honram com um queijo caseiro), porcos (que nos dão o prazer de provar a pururuca), uma horta (que nos abastece com a riqueza das saladas sem agrotóxicos), da pura água mineira, e do encanto de ter o convívio com quem sabe lidar com a singeleza do campo.
Esta mesma família que tanto gosto, nos honra também com a destreza de cuidar de um pequeno parreiral, com o qual produzem uvas de excelente qualidade, e que após todo o preparo básico, nos brinca com um vinho que poucos teriam a coragem de criticar, até mesmo os mais exigentes estudiosos em enologia, ou tantos sommelies (se for assim que se escreve).
Ainda se não bastasse, dalí daquela província, ainda surge uma cachaçinha muito especial, produzida artesanalmente do fruto da guabiroba, que dá um plus a mais, para manter a fama de que as boas e melhores cachaças são originárias das terras Mineiras.
Se já não bastasse somente isso, o lugar ainda nos priveligia com inúmeras cachoeiras (30 delas cadastradas como pontos turísticos do Município), que fazem parte do chamado circuíto das águas de Minas Gerais.
Fica ao Sul do descrito Estado, seguindo pela Rodovia Fernão Dias, após passar por Bragança Paulista, um pouco a frente, na Cidade de Socorro ainda em São Paulo, e após passar pela rotatória que dá acesso a este último Município citado de nosso Estado, mais 21 Kms e você estará adentrando neste outro pequeno paraíso.
É instigante que para quem vai pela primeira vez, e começa a subir a serra de acesso àquela Cidade, não se tem a idéia de que ela está a 1500 metros de altura, segundo informações oferecidas pelos locais, outra coisa, é a quantidade de placas indicatórias para a Cidade (Bueno Brandão...Bueno Brandão...Bueno Brandão...etc...etc...etc...) que nos leva a pensar que ela está alí, na próxima curva, mas ainda restam alguns quilômetros para se chegar (coisa típica de mineiro).
Para aqueles que estão com a corda toda, ainda a Cidade ofereçe uma boa quantia de opções de esportes radicais, como caminhadas por trilhas diferenciadas, rapel, arvorismo, algumas opções para motocross, montain bike, enfim...uma boa quantidade de opções.
Particularmente eu gosto de acampar, não sei até quando, pois a idade começa a dizer que devo parar, mas lá existem também várias opções de chalés, pousadas e hotéis, para os mais diferenciados tipos de pessoas e bolsos.
Todos convivem bem, por que o local não nos dá tempo de ficar olhando para essas picuinhas típicas de quem é urbano.
Recordo-me de algumas das cachoeiras que fui, onde todas apresentam uma condição ímpar, cada uma com seu atrativo, com possibilidades de acampar, de somente passear, algumas com somente a chance de banho em suas águas e aproveitamento do sol, outras com uma agradável caminhada por bosques ainda remanescentes de suas origens.
Não tenho fotos do local, mas indicarei o site oficial da Cidade para que, aqueles que se interessam por natureza e por preservá-la, para lá um dia e na oportunidade certa, se dirijam e vejam que não estou a falar nada de menos do que presenciei.
É uma dica que ofereço para as pessoas que tem bom gosto e querem curtir efetivamente a vida no campo.
Alguns de meus presidenciáveis amigos, elencados no meu rol da "Povalha" já estiveram por lá, e inclusive tem até histórias interessantes que se transformaram em contos dos locais, como por exemplo uma passagem de nosso amigo Peninha, que deu o que falar quando acampou uma certa vez, lá no Zé Roberto, conhecido também como o Sítio do Vinho, história essa que somente será e poderá ser contada por quem é do local, consequentemente pelo próprio Zé Roberto.
Daí um motivo muito interessante para que os interessados para lá se dirijam e questionem a respeito de tal história.
Eu mesmo tenho que ir lá, pois dizem que já entrei para a história também, por causa de um bezerrinho que não tinha muitas chances de vida, e acabei.........deixa pra lá, fica também a história para que eu saiba como está a minha parte nesses contos do campo, posto que ela aconteceu mas deste esse momento fiquei impossibilitado de lá retornar.
Saudades.........muitas saudades.........de Bueno Brandão.
O endereço do site é:

http://www.buenobrandao.com.br/

Boa Viagem.

Y.M.!!! Abs.

domingo, 21 de setembro de 2008

Salve Primavera


Y.M.!!! Sds.


Salve a Primavera que hoje chega, e mais uma vez irá nos demonstrar suas cores e renovar nossas visões, com todas as suas forças e a sua singeleza.

É a época das flores, é a época da renovação, é a época da vida se desabrochando novamente, para iniciar um novo ciclo de existência.

Rapidamente passo por aqui e deixo essa minha mensagem para esta tão maravilhosa manifestação da natureza e que ela com sua energia, traga a todos aqueles que sabem da minha existência, aos que leem minhas anotações e à todos os demais que um dia irão uma vez cruzar meu caminho, que sejam felizes, fecundos e cheios de muita esperança e renovação, como a Primavera que ora surge.


Y.M.!!! Abs.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Moda e o Sem Sentido


Y.M.!!! Sds.


Galeraaaaaaaaaa.........tô ficando velho.......tô mesmo.........

Não é que me peguei hoje rindo de montão, após estar chegando ao centro de Santana, mesmo depois dos dias de friaca que aconteceram entre ontem e os de antes de ontem.

Pois é, fez um certo calor e isso só já bastou para que as mulheres saissem com o que há de melhor em nossa terra.........exibindo suas multifacetadas curvas.

Bom o ponto é o seguinte.........

Estava eu caminhando em direção já contrária ào Metrô Santana, pois acabara de sair dele, e minha atenção foi chamada para a presença de duas aparentes beldades a minha frente, que usavam estas calças conhecidas como de cintura baixa (e põe baixa nisso), e aquelas camisetas (de tecido sintético), que nunca sei o nome delas, mas que sempre encolhem ou dão essa nítida impressão.

A coisa foi tão engraçada, pois as duas estavam andando normalmente, mas a cada cinco passos conjuntos do belo par, as duas meio que compassadamente simplesmente erguiam suas calças, o máximo que podiam, e puxavam aquelas camisetas, para baixo, o máximo também que podiam.

Foi um show a parte, caminhar por três quarteirões atráz daquelas meninas e ver suas performances, e aquele espetáculo dantesco de ver que não tinham nenhuma experiência ou conhecimento em se vestir bem, ou pelo menos serem suficientemente atraentes com outra roupa qualquer.

Compraram calças jeans que sequer mal e porcamente tapavam suas regiões genitais, ainda o fato da mais morena, a que estava a direita nessa dupla de "top fashion do esquisito", ter um "cofrinho" que insistia em ficar com suas portas escancaradas.

Com aqueles trajes minusculos, tentavam quase que doentiamente subir as calças e descer as blusas, isso como disse a cada cinco passos dados, foi um delírio e cheguei até a fazer uma trilha sonora musical mental, para não rir tão declaradamente e eles não perceberem.

Chorei de rir daquele modismo idiota, que deixa as pessoas se achando que são o supra sumo, mas que na verdade fazem tais pessoas ficarem muito incomodadas com a situação e definitivamente mal arrumadas em todos os sentidos.

Por que será que compram essas coisas???...!!!...???..., Para ficar pagando mico???...!!!...???, Ou na verdade ficar pagando esses mega gorilas na rua!!!...???...!!!...???.

Moda.........uma coisa que dá dinheiro e faz a gente rir, com muito sentido.

Tô ficando velho mesmo.........não tô entendo mais a Moda.

Y.M.!!! Abs.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Eu, o Espaço e a Minha Viagem

Y.M.!!! Sds.

Quando será que descobriremos ou teremos alguém que faça isso se tornar realidade, que é a simples menção de pensar e no instante seguinte estar no lugar que se imagina.

Essa transposição de lugares que para nós é tão fácil, mas que nos é tão impossível.

Esse pequeno pulso elétrico em nossos cérebros nos faz sair daqui da frente do computador e ir a cozinha para pegar um copo d'agua, ou até irmos a constelação mais longínqua e lá ficarmos por um tempo que somente nós podemos medir.

Que tipo de combustível é esse que nos faz viajar infindávelmente tão rápido que ainda não temos capacidade de pensar em ter algum tipo de combustível mais tangível para nos levar e trazer a estes mesmos lugares com nossas máquinas.

Será que é a isso que eles chamam de "dobra temporal", onde não há exatamente a massa e a velocidade, e por assim tais elementos não existirem, o tempo também passa a não existir, e isso nos leva a qualquer lugar de forma rápida.

Por que conseguimos fazer essa viagem tão rápida, mas não conseguimos falar com nossos melhores amigos ou com nossos melhores entes queridos de forma tão rápida???.........por que eles não nos ouvem???.........se ouvem.........por que não respondem???

O que faz as pessoas pensarem tão rápidamente nas coisas, juntas os quaquilhões de pedaços que armazenamos em nossas cabeças de todas as coisas que já vimos, tocamos, cheiramos, lambemos e ouvimos, e tão rapidamente vem as respostas, vem as conclusões, vem os pareceres, vem tudo o que praticamente precisamos.

E por que não conseguimos colocar isso em máquinas, em aparelhos de computação, em telefones celulares, em nossas vidas, para que possamos usá-las da mesma forma como usamos em nosso cérebro

Se nossos neurônios são capazes de fazer essas extrepulias, por que então em nome de tudo o que há de mais sagrado na história da ciência e da vã filosofia, por que o homem ainda não consegue colocar um foguete atráz do outro em órbita, ou buscando novas terras e novos espaços nesse Universo sem fim a já um bom tempo, talvez seríamos mais alegres, mas felizes, mas irmanados.

Por que meus neurônios não deixam minha preocupação em nada criar neste momento, e não afloram um lado mas peculiar, mas light, para que possa passar para meus leitores e já amigos, alguma coisa mais bela do que esse vazio que é ficar escrevendo sem pensar, sem ter a luz no fim do túnel, sem ter algo inspirador, sem ter aquele bendito jogo de neurônios novos, que poderiam me trazer o prazer de falar coisas bonitas mas algo lá no fundo me diz, e se repercute em meu crânio, dizendo que estes tais neurônios estão de férias neste momento, pediram recesso e só retornarão em um momento mais especial, menos conturbado, e onde eu não tenha que me esforçar tanto, para dizer que estou totalmente sem inspiração.

Como diziam nossos antepassados.........

ESTOU COM A CABEÇA OCA.

Y.M.!!! Abs.

sábado, 6 de setembro de 2008

O Paraíso é Aqui.........(II)

Fui até onde as sombras imperavam e delineavam toda a sua força.


Instigava-me querer descobrir seus terríveis e temíveis monstros.



Já é tempo de uma parada para analisar as partes e/ou pedaços significativos deste mundo.



Intenta-se contra o mundo, um grupo de seres que nada o conhecem, em sua amplitude.


Formar em todos uma razão única de viver pelo e para o que existe e se nos apresenta.


Indicações de todos os pontos mostram que temos que estar atentos e ver os acontecimentos.

Jorra sobre nossas almas uma certeza de que somos efêmeros, mas lindos em contexto geral.


Indubitávelmente algo tem que ser feito a qualquer custo, pela manutenção dessa estrutura.


Fortalece em mim a postura de ser partícipe dessa cumplícidade em manter o que se tem.



Identifiquei que a realidade é tudo aquilo que podemos captar com nossos sentidos.


Jamais conseguiria imaginar o poder da mãe natureza.



Intensifiquei minha imaginação para as coisas que são belas.
.
.
.
.
.
.
O paraíso é logo aí, alí, aqui, em tí.
Como chegar nele é uma questão de vontade.
Ele não está em nenhuma dimensão desconhecida.
Fica muito próximo, perto demais.
Uma questão de horas, não é necessário um dia.
Para se chegar, parar e se deslumbrar.
O endereço está nos textos das fotos acima.
Coloquei de uma forma simples e rápida.
Não se faz necessário muita atenção para saber.
Se você não descobrir o endereço, eu falarei.
No próximo texto e seqüencia de imagens.
Desta que é a minha primeira epopéia delirante.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Paraíso é Aqui.........

Y.M.!!! Sds.
Eu tenho em todo o tempo de minha vida buscado uma forma de encontrar, de estar, de falar, de ser ouvido, de ouvir Deus em sua casa no seio de sua onipotência.
Imagino como todos, um lugar especial, só dele, onde ele mora, onde ele repousa, e de onde ele emana toda a força para conduzir nossos passos a cada dia de nossas curtissimas vidas, contando com a assessoramento de milhares de anjos por nós sempre anônimos e desconhecidos, mas que sempre os temos próximos zelando por nossa guarda.
Devidamente motivado, passei a orar, pedindo para que o Onipresente, me escutasse e me levasse até seus domínios e alí eu pudesse conversar como nunca havia conseguido até hoje.
Ele ouviu minhas preces e me deu o endereço, dando-me a oportunidade de achar algumas fotos tiradas por pessoas que lá já estiveram, ou mesmo que lá passaram a residir, local este onde ele hoje está e onde pôde manter um pouco de seus domínios ainda intactos, mas que nós podemos a qualquer momento de nossas vidas ir a esse local e ver sua total grandiosidade.
Posso ser tudo na vida, mas não sou egoísta, assim coloco a disposição de todos o material que me chegou em mãos, para conhecimento e retransmissão para o mundo e para aqueles que realmente querem ver e falar com Deus.
Abaixo uma visão aérea



Um dos tantos por do sol que lá ocorrem diáriamente.




Um de seus milhares de aquários




Mais visões dos aquários.



Um dos tantos meios de transporte para se chegar a região.


Local onde encontramos um dos tantos anjos que o auxiliam nas tarefas do lar.


Aqui verificamos um entardecer do alto de um dos morros alí existentes.



Aqui alguns anjos aproveitam mais um dia quente e brincam em uma "banheira com ducha natural".




Outros anjos residentes, cortam as tépidas águas de um dos braços de mar alí existentes.



Mais um dos anjos que cuida e preservam esse espaço místico e grandioso.



Parte da vegetação existente no local, voltada para o ambiente interno aquático.



Um dos anjos prepara-se para mais um dia de pesca nesse sagrado território.



E assim sucessivamente nas fotos abaixo, para se ter uma exata idéia de que o Paraíso está muito perto de nós, basta que cheguemos a ele.

















O lugar é muito fácil de chegar, é só querer ir e desfrutar.
E então amigo ou amiga.........vamos juntar nossas economias.........
e ir até esses espaços onde Deus se encontra???
Ele nos aguarda ansiosamente.........fale com ele e ele te dará também o endereço.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Bertold Brecht.........antenado nos sentimentos humanos

Há homens que lutam um dia
E são bons
Há outros que lutam um ano
E são melhores
Há aqueles que lutam muitos anos
E são muito bons
Porém há aqueles que lutam
Toda a vida
Esses são os imprescindíveis

Bertold Brecht

Y.M.!!! Sds.

Ouvi pela primeira vez esta poesia através de uma das maiores e imortais cantoras latinas de todos os tempos. Ela se chama Mercedes Sosa, e ainda vez em quando faz uma apresentação memorável como sempre, aqui no Brasil. Sua voz, plana pelos versos, declamados em seu idioma original de forma muito suave, singela, mas muito marcante. Tão marcante que nunca mais a esqueci e muitas vezes em oportunidades que se apresentam, a declamo, como a conheci e como a ouvi.........simplesmente faz parte de minha forma de existir essas palavras. Nunca fui procurar se ela (a poesia) é mais extensa ou não, mas se for, essa parte é o "the best" da escrita desse alemão que nada dever a muitos outros por aí. Um homem multifacetado, mas que deixou marcas profundas na poesia, conforme acima se vê e no teatro.
Acho sensacional essa sua passagem. Espero que gostem.

Y.M.!!! Abs.